Eles entraram criancinhas e participaram da creche, escola, CDI e Curso Jovem Aprendiz, este ano completaram 18 anos e concluiram o programa da Compassion realizado no Projeto Vila Mar BR 258.
Em outubro Comemoramos a Semana da Criança. As crianças e adolescentes tiveram brincadeiras dirigidas, visita a nave Coelce, banho de mangueira e um cardápio especial.
Comemoramos os aniversários de julho a outubro.
O Dr. Gernot fez uma triagem da saúde das crianças.
Tivemos a Noite da Massa para o grupo de Adolescentes.
Com momento de louvor e uma deliciosa macarronada.
Tivemos que comemorar o Dia do Estudante em setembro e foi muito bom. Tanto as crianças quanto os adolescentes foram desafiados a brincar com jogos de raciocínio, concentração e trabalho em equipe.
Os vencedores receberam brindes. As fotos abaixo mostram o grupo dos adolescentes em competições individuias e em equipe.
Realizamos uma reunião com os graduandos 2012, para compartilhar sobre os momentos vividos no projeto e combinar o culto e confraternização de despedia em dezembro. Foi uma benção!
Tivemos o privilégio de homenagear dois apadrinhados muito especiais que são como anjos, pois estão diariamente nos ajudando como voluntários. No mês de setembro eles completaram 18 anos.
Em agosto comemoramos o Dia dos Pais com um culto na Igreja Presbiteriana Vila Mar contamos com a presença do Pr. Francisco, membros da igreja, Pb. Rinaldo, Diretora Joyce, a equipe do CDI e ouvimos a palavra do Pr. Carlos Queiroz. Após o culto foi oferecido um jantar para todos os presentes.
No dia 10 os nossos adolescentes visitaram o CVT (Centro Vocacional Tecnológico) Portuário onde aconteceu uma exposição de experiências científicas com o propósito de aproximar a ciência do nosso cotidiano. Além disso, os alunos puderam conhecer as instalações do CVT (laboratório de informática, biblioteca, salas dos curso de solda e eletricista. Foi ótimo ...
Em agosto recebemos a visita de um grupo do LDP (Programa de Desenvolvimento de Liderança), esses jovens passam por uma seleção rigorosa após a graduação do programa da Compassion para ingressar no LDP. Este programa dá suporte finaceiro, espiritual e psicológico aos alunos carentes que estão em um curso superior, ao mesmo tempo investe em capacitar os jovens para liderança. O grupo veio com a missão de divulgar e estimular os adolescentes a se canditarem ao programa.
Em Julho tivemos a EBF - Escola Bíblica de Férias na promeira semana e nas semanas seguintes Colônia de Férias com muitas brincadeiras e oficinas.
Para encerrar foi realizados o Festival de Coreografias do Balé Vila Mar.
Em Junho contamos com a colaboração dos agentes de saúde do Posto de Saúde Cesaf Célio Brasil Girão (Serviluz) que trabalhou com as crianças Prevenção a Dengue através de fantoches e com maquetes.
Como não poderíamos deixar de realizar a nossa tradicional Festa do Milho.
No mês de maio voltamos a comemorar os aniversários dos apadrinhados, demoramos a começar, pois não é tarefa fácil temos que providenciar uma média de 8 bolos para todas as idades e turnos. Cantamos parabéns, oramos, cada aniversariante recebe um cartão personalizado e depois comemos um bolo bem gostoso.
Comemoramos o dia das mães em uma tarde agradável contamos com a participação das crianças do ABC (5 e 6 anos) que cantaram e interpretaram a canção Você Mamãe ao vivo, e três vídeos onde as crianças mais velhas prestaram suas homenagens com mensagens de gratidão as mamães.
O vídeo abaixo consta de 3 vídeos com a participação das crianças e 1 vídeo com as fotos da nossa festinha.
Infelizmente neste 1º semestre perdemos 2 jovens e boas mães.
MÊS ABENÇOADO
No mês de abril tivemos muitas bençãos.
Culto de Páscoa para as crianças e adolescentes. A equipe teve um momento muito especial com a palavra do Pr. Carlos Queiroz.
Ganhamos uma tarde de lazer para 70 crianças no Benfica Play, contamos com a ajuda da empresa Via Urbana que nos cedeu um ônibus para o transporte.
Reunião de pais com a presença do Rede Aquarela que orientou os pais sobre abuso contra crianças e adolescentes.
Festa no CDI para as crianças que não puderam ir ao passeio do Benfica que teve o patrocínio do movimento Bairro em Ação que cedeu os brinquedos.
MÊS DE AGITO Em Março tivemos uma série de atividades extras.
Visita do casal de missionários Ednaldo e Mércia que usam estratégias diferentes para levar o amor de Deus. Truques de mágica e Ednaldo se veste de coelho (Quick) e interpreta uma música que fala das curas de Jesus.
Visita a biblioteca do CVT Portuário e a biblioteca volante, que estava estacionada no CVT.
Caça ao Tesouro para o MQV I (11 e 12 anos)
Palestra do químico Ricardo que trouxe vídeos infantis sobre o uso consciente da água, para comemorar o Dia Mundial da Água.
O Projeto desenvolve ações do esporte com crianças e adolescentes da comunidade utilizando como estratégia pedagógica a pratica do surfe atividade muito praticada pela comunidade.
Ações executadas:
• Foram realizadas 147 horas aulas teóricas e práticas de surf no ano de 2011; • Duas vezes por semana são feitas as manutenções das pranchas; • Durante as sextas-feiras houve reuniões dos surfistas com estudos bíblicos, louvores e filmes;
Circuito Anual de 2011
• Agosto – Praia do Futuro Os alunos Jhone Bernardo e João Paulo partciparam do III Desafio Internacional de Surf Universitário 2011, Jhone Bernardo ficou classificado em 3° lugar na categoria Open Estudantil. • Setembro – Praia do Futuro O aluno Jhone Bernardo participou do Desafio dos Bairros Solidários 2011 e classificou-se em 3° lugar, na categoria Junior. • 15 e 16 de Outubro – Praia do Futuro Os alunos Jailson Freitas e Jhone Bernardo participaram do Reggae Club Surf Open, Jhone Bernardo ficou classificado em 4° lugar na catergoria mirim. • Outubro – Titanzinho Os alunos João Paulo e Jhone Bernardo participaram do Primeiro Passo Pena de Surf Titanzinho . João Paulo ficou classificado em 1° lugar, na categoria júnior; e Jhone Bernardo ficou classificado em 3° lugar na catergoria júnior.
O Projeto Vila Mar possui um setor de esporte (futsal, vôlei e handebol) que funciona através do trabalho voluntário de jovens e adolescentes da comunidade que fazem uma grande diferença. O projeto já contou com parceria do COMDICA que custeou algumas despesas do esporte atualmente estamos sem patrocínio. A parte esportiva funciona no Centro Comunitário Luíza Távora que cede a quadra esportiva em alguns horários determinados para os treinos. Esta tem sido uma parceria de sucesso.
As fotos mostram atividades extras desenvolvidas no decorrer do segundo semestre de 2011.